terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Margin Call: o dia antes do fim

Título original: Margin call: o dia antes do fim.
Ano: 2011 (EUA).
Direção: J. C. Chandor.
Atores: Kevin SpaceyPaul BettanyJeremy IronsZachary Quinto, Demi Moore, Stanley Tucci e Simon Baker.
Duração: 107 min.

Margin Call conta a história de uma empresa que, prestes a falir e causar um colapso no mercado internacional, vende todas suas ações antes que sua falência começasse a ser divulgada. O termo 'Margin Call' é um jargão do universo dos investimentos e significa 'um pedido de cobertura' ou seja, "pedido a um cliente que forneça dinheiro ou valores a um corretor depois de ter sido feita uma compra, para que a operação possa prosseguir com margem". E não por acaso a história é uma ficção baseada no escândalo do banco Lehman Brothers de 2008, que ao descobrir a desvalorização que suas ações teriam, vendem todas elas antes do anúncio. Premissa mais do que interessante, já que conta  a história do início da crise econômica de 2008. Mesmo tendo gostado do filme, acho que diretor J. C. Chandor não consegue dar o peso necessário para que o telespectador compre a trama. Com personagens não muito simpáticos, muito economês, fotografia e direção pouco ousada, nem mesmo a constelação de atores escalados para o filme consegue cativar o público nos 107 minutos de projeção. Mesmo assim vale a pena ver.

30 Minutos ou Menos



Título original: 30 Minutos ou menos (30 Minutes or less).
Ano: 2011 (EUA).
Direção: Ruben Fleischer.
Atores: Jesse Eisenberg, Danny McBride, Aziz Ansari, Nick Swardson.
Duração: 83 min.

Com certeza não é um dos melhores trabalhos de Jesse Eisenberg. Aliás, nem do diretor Ruben Fleischer. Se pelo menos o filme tivesse a mesma duração do título, talvez não tivesse me decepcionado tanto. 

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Ordinário


Título: Ordinário
Autor: Rafael Sica
Editora: Companhia Das Letras
Ano: 2011
Páginas: 128

Ordinário é o resultado de uma série de tirinhas que o desenhista Rafael Sica publicou em seu blog desde 2009. Li Ordinário pela terceira vez e preciso dizer que toda vez descubro algo novo. Aliás, as sacadas visuais e críticas do autor são sagazes e afiadas. Mesmo as metáforas mais surreais são estocadas agudas a noção de modernidade, comportamento urbano e porque não dizer de humanidade mesmo. Gostei muito e recomendo. Estou curioso para ler outros trabalhos de Rafael Sica.







Take Me Home Tonight


Título original: Take Me Home Tonight.
Ano: 2011 (EUA).
Direção: Michael Dowse.
Atores: Topher GraceAnna Faris, Dan Fogler, Teresa Palmer.
Duração: 114 min.

Finalmente assisti a comédia retrô Take Me Home Tonight. O filme  é divertido, atores hilários, boas piadas e quase deu a saudosa sensação de estar assistindo um Curtindo a Vida Adoidado ou uma Namorada de Aluguel. A banda Atomic Tom regravou o clássico oitentista Don't You Want Me e fez um clipe cheio de referências a filmes da época. É divertido tentar acertar todas as referências. 
  
Atomic Tom - Don't You Want Me (dir. Isaac Rentz) from More Media on Vimeo.

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Nudes in fury


Louco pra ler Nudes in Fury de Roger Cruz também. O artbook apresenta dezenas de ilustrações eróticas do autor e desenhista. Nem preciso dizer que é desaconselhável para menores de 18 anos. Me chamou a atenção que algumas das ilustrações lembram muito o traço de Peter Chung ao desenhar a musa psicodélica da animação Aeon Flux.

Xampu: lovely losers



Título: Xampu: lovely losers.
Roteiro e arte: Rogegr Cruz.
Editora: Devir.
Número de páginas: 80.
Ano: 2010.

Xampu: lovely losers é nostálgica e cheia de referências da cultura pop oitentista. Gostei da despretenciosidade de Roger Cruz. Boa narrativa, desenhos bacanas e muito sexo, drogas e rock'n'roll. Destaque para a capa estilizada como um vinil. Aguardo para ler as próximas duas publicações que fecham a coleção.


Surpreendentes X-Men: incontrolável


Surpreendentes X-Men n° 3: Incontrolável


Roteiro: Joss Whedon
Arte: John Cassaday
Editora: Marvel Comics.
Ano: janeiro de 2012. 
Categoria: Edição Encadernada.
Número de páginas: 200.
Formato: Americano (17 x 26 cm).


Ontem terminei de ler a edição especial encadernada de Surpreendentes X-Men: incontrolável de Joss Whedon. Muito divertido e com gargalhadas garantidas! Ótimo roteiro de Joss Whedon e os sempre incríveis desenhos de John Cassaday. Uma aula de narrativa com quadros majestosos. Os X-men nunca foram tão surpreendentes! Vale a pena ler! 


quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Foo Fighters: back and forth



Gênero: Documentário
Duração: 147 min.
Origem: EUA.
Direção: James Moll.
Ano: 2011.

Já era fã do Foo Fighters, mas a indicação do documentário Back And Forth pelo blog do Vitrola News, me deixou na curiosidade monstra. O doc mostra porque os caras arregimentam milhares fãs em todo mundo. O filme conta a história da banda desde a morte de Kurt Cobain e como o então baterista Dave Grohl encarou a difícil tarefa de se tornar um guitarrista, vocalista e band líder de uma banda. Como uma radiografia, o doc mostra a dinâmica e como é a difícil relação, quase matrimonial, de uma banda. Com entradas e saídas de integrantes, Back and Forth mostra por A mais B, porque o Foo Fighters é uma das bandas de rock mais bem sucedidas no mundo da música. Em uma palavra: inspirador!