domingo, 4 de setembro de 2011

Os Inimigos Públicos de Maichael Mann



Título original: Inimigos públicos (Public Enemies).
Lançamento: 2009, EUA.
Direção: Michael Mann.

Atores: Johnny Depp, Christian Bale e Marion Cotillard.

Duração: 140 min.

Sou fã do diretor Michael Mann. Desde que assisti O Informante (2003) sempre fico curioso para ver seus próximos trabalhos. Gosto muito do estilo digital que ele experimenta, vide os ótimos Miami Vice  (remake, 2006) e Colateral (2004). Em Inimigos Públicos, Michael Mann conta a história do assaltante de bancos, John Dillinger (Jhonny Depp) em plena época da depressão norte-americana. Em vários momentos, o filme soa como uma homenagem aos filmes de gângsters. Diria até um novo olhar para o estilo tão batido. Elogios para o designer de produção que fez ótimo trabalho na ambientação de época. A trilha sonora também está afiada e transmite a sensação de urgência nos momentos mais dramáticos da história. Uma das partes que mais gosto, é o tiroteio entre os homens da lei e os meliantes. Para quem é meu contemporâneo, é impossível não lembrar de outro confronto de um dos primeiros filmes de Mann, Fogo Contra Fogo, no clássico e épico embate entre Robert De Niro e Al Pacino. A trilha sonora da lugar aos estalos secos e berros das armas. O som ambiente e as câmeras subjetivas do diretor, evocam a sensação real de estar em meio a um confronto. Boa história e ótima direção.
 A cima o foto do verdadeiro Dillinger e Johnny Depp imitando seu sorrisinho cínico.

A cima o diretor Michael Mann.

     

3 comentários:

Kelly Marques disse...

Oi Wander!
Nossa, adoro esse filme e produções do gênero. Agora estou ansiosa para ler o livro também!
Abraços!

Pavão disse...

Também me amarro Kelly, embora o tempo esteja sendo carrasco pra me dedicar a leitura e ai acabo na película mesmo. Você já leu a HQ Estrada Para a Perdição? É uma história em quadrinhos de Max Allan Collins e Richard Piers Rayner, publicada pela Via Lettera Editora. Se ainda não leu essa grafhic novel tens que ler. A história quem deu origem ao filme com o Tom Hanks. Muito boa. Grande abraço Kelly!

Kelly Marques disse...

Caramba, eu não sabia que "Estrada para a perdição" era baseado em quadrinhos do Max Allan Collins! Li dois livros dele de CSI e gostei muito. Ainda não assisti o filme, mas com certeza vou assisti-lo depois e procurar a graphic novel também.
Obrigada pela dica!