sexta-feira, 23 de setembro de 2011

The Shield, Acima da Lei e acima da média!


Outro dia conversava com uma amiga que me contou estar viciada em uma série que eu havia indicado a ela: The Shield, Acima da Lei. Confesso que senti vontade em rever. Ainda não assisti a série The Wire (A Escuta), que arrancou elogios mundo a fora (a falta de tempo para me manter atualizado é cruel). Mas até então, The Shield é, se não a melhor, uma das melhores produções policiais já feitas para tv, na minha opinião. The Shield conta o dia a dia de uma equipe de policiais corruptos liderada pelo detetive Vic Mackey (Michael Chiklis) no distrito de Farmington, em Los Angeles. 
                                      Shawn Ryan
criador da série, Shawn Ryan, conseguiu imprimir personalidades extremante complexas a seus personagens. O autor é hábil em construir traços de caráter tridimensionais as personagem, a cada episódio. E não se engane, ninguém é santo. A todo momento o senso moral e ético é colocado a prova com argumentações desconfortáveis e constrangedoras, mas que inacreditavelmente nos levam a cogitar o 'incogitável'. E mesmo que no final das contas essas ações não prevaleçam, o simples fato de nos fazer pensar nestas situações merece aplauso pela força dos seus argumentos. 
E vamos combinar, Vic Mackey é um dos maiores anti heróis modernos já inventados. Como dizia minha amiga, 'é constrangedor torcer por um policial corrupto como Vic'. Mais uma vez, mérito da ótima construção de personagem, mas também, de atuações convincentes do ator Michael Chiklis. Chiklis consegue tonar um 'tira' corrupto, sacana e capaz de matar amigos de trabalho em uma figura simpática, possuidor de compaixão, amorosa com a família e solidária com os colegas. 
O time de bons atores novatos e veteranos, se mistura a tramas bem escritas que falam de política, racismo, corrupção, sexualidade, dramas familiares, violência, entre outros temas. The Shield ainda conta com uma equipe técnica de muita responsa. Longe dos clichês visuais, a   fotografia e a direção da série é moderna e tão bem produzida que conseguiu emplacar sua marca registrada. Passei noites em claro, atônito, assistindo as sete temporadas da série. Minha amiga confessou a mesma coisa. Na verdade The Shield é uma série muito injustiçada, mais prestigiada do que premiada como série dramática. Mas você assistir The Shield e não se emocionar com suas histórias, eu tiro esse post do ar (metaforicamente falando, claro). 

Nenhum comentário: