quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

O Ataque ao Prédio


Ontem assisti ao divertidíssimo Ataque ao Prédio, produção inglesa do diretor Joe Cornish. Segundo o site Omelete esse é o primeiro longa de Cornish que assina o roteiro e a direção. Edgar Wright ficou a cargo da produção. Aliás, vale lembrar que ambos retocaram o roteiro de As Aventuras de Tintim: O Segredo do Licorne, como ainda escreveram o Homem-Formiga
A história de uma gangue de jovens delinquentes lutando para defender o bairro de uma invasão alienígena é tão insólita quanto divertida. O roteiro é engraçado, cheio de referências a cultura pop, piadas ácidas e mesmo assim, cheio de alfinetadas sociais. Ataque ao Prédio é a versão hardcore dos Goonies dos anos 80, atualizada e subversiva. Nossos pequenos aventureiros são anti-heróis que fumam, xingam e assaltam. Até uma versão da famigerada gangue mirim Caixa Baixa (Cidade de Deus, 2002) é aspirante a vida de gangster londrina. O simpático elenco é quase todo de rostos desconhecidos. Destaque para o ator John Boyega (Moses) o jovem líder do grupo. O veterano Nick Frost faz uma ponta como traficante da vizinhança.  
Outra razão por essa puxação de sardinha é que o diretor Cornish soube habilmente misturar ação, ficção científica e algo que ultimamente percebo ser uma tendência: filmes jovens com consequência. Explico. Toda ação gera consequência. E embora nosso grupo de anti-heróis se vire muito bem com os problemas, Ataque ao Prédio mostra que existem consequências para aventuras. Após toda a higienização, esvaziamento e infantilização dos filmes para crianças e jovens, algumas produções como Os Incríveis, Como Treinar o Seu Dragão, Super 8, entre outros, mesmo quem em tom ameno, sinalizam consequências para possíveis decisões audaciosas. Longe de uma análise psicológica, acho uma abordagem interessante, uma vez que surge como retomada dos primeiros contos e histórias infantis (Esopo, irmãos Grimm, La Fontaine, Andersen, Perrault, etc). Histórias que não ignoravam o peso das ações de seus protagonistas e por muitas vezes nem as violentas consequências de suas decisões. E por isso mesmo, sempre intrigaram e assustaram as crianças de todas as épocas. Como alerta de situações reais e possibilidades reais (mesmo que em um pano de fundo fantástico e fantasioso). O filme tem produção competente, efeitos especiais bem resolvidos e convincentes (vide a solução simples e eficaz do visual alienígena). Ataque ao Prédio é diversão garantida, dê uma conferida.

Nenhum comentário: