terça-feira, 10 de maio de 2011

Adão Dãxalebaradã



Conheci o som de Adão Dãxalebaradã em 2003. Uma pena não ter conhecido antes. Ouvi o cd dezenas de vezes e fiquei curiosíssimo para saber quem era aquele homem negro de voz rouca, dono de uma poesia maravilhosa e de canções que entraram definitivamente para o meu playlist. Do iorubá, Dãxalebaradã - uma qualidade de Xangô que quer dizer 'princípio, meio e fim' - o Adão dos Santos Tiago (1955-2004), foi autor de mais de quinhentas canções. Ainda foi cantor, compositor e ator carioca. Poeta do Morro do Cantagalo no Rio de Janeiro, foi descoberto pelo diretor Walter Salles no filme 'O Primeiro Dia' (1999). A neta de Adão, Luanda, foi quem insistiu para que o diretor fosse conhecer seu avô. Ao conhece-lo, Walter ficou emocionado em ouvir as canções cantadas por aquela voz ancestral, acompanhada por seu atabaque. Ficou tão impressionado, que ele, Kátia Lund e outras pessoas da equipe produziram o curta 'Somos Todos Filhos da Terra', postado logo a baixo.



Vítima de vários tiros (vários mesmo), Adão estava em uma cadeira de rodas. Mas isso não diminuiu o tesão pela vida, nem tão pouco sua criatividade. O CD denominado 'Escolástica' foi produzido por Antonio Pinto (responsável pelas elogiadas trilhas dos filmes 'Cidade de Deus', 'Abril Despedaçado' e 'Central do Brasil'). As músicas passeiam pelo afropop, reggae, dub, afrobeat, alguns remixes e até rap. Inclusive na faixa 'Deus é Um Negrão' onde Rapping Hood participa. Sua voz rouca evocava um canto primordial cheio de axé. Sua poesia trás o banzo da 'Terra Mãe', mesmo sem nunca ter estado na África. Suas letras denotam um autodidatismo refinado, cheias de reflexões sóbrias sobre o mundo. 



Com saúde frágil, Adão faleceu em 2004 logo após gravar seu único álbum. Deixou um cd, um documentário e o vídeo clipe 'Armas e Paz'. É triste ver que quase passou desapercebido pelo mundo dos homens. Mas como disse o blog Acervo Ayom, ele será lembrado pelos deuses. Axé! 

Nenhum comentário: